terça-feira, 11 de junho de 2013


TAREFA BLOG 1 

O vídeo “a história das coisas” retrata as cincos etapas da economia de matérias, que são a extração, produção, distribuição, consumo e tratamento do lixo. Isso tudo é um sistema em crise porque se trata de um sistema linear.
Em todas as etapas desse sistema, ele interage com a vida real, mas essa vida não acontece em uma página branca e sim em sociedades, culturas, economias e no ambiente. E durante as etapas do sistema a vida vai se chocando com os limites.
Entretanto umas das coisas mais importantes deste sistema são as pessoas, que vivem e trabalham no sistema, da extração ao tratamento do lixo. Outro fator importante neste sistema é que quem não consome não tem valor.
Depois da produção os produtos são distribuídos para os mercados, que vendem o produto o, mas rápido possível, com isso os preços são baixos.
A seta dourada é o coração do sistema, dentre as etapas do sistema ela é a única que aparece na mídia, porque a mesma nos incentiva a consumir, com isso nos tornamos uma nação de consumidores.
Mas o incrível é que 99% das coisas que cultivamos, transformamos e vira lixo em apenas seis meses. Isto porque uma das iniciativas dos governos é a o fim de um processo planejado e perceptivo. 
A obsolescência, ou seja, o fim de um processo planejado é outra forma de dizer, criado para jogar fora. A obsolescência perceptiva convence-nos a jogar fora o que ainda é útil. Um exemplo é a moda feminina, quando em um determinado ano X as mulheres usam salto plataforma e der repente é estabelecido um novo padrão, que em seguida a mídia divulga em propagandas e desfiles que a moda agora será salto fino, então as mulheres se vêm obrigadas a comprar o tal sapato salto fino para que estejam na moda e não sejam vítimas de risadas das outras mulheres. No outro ano acontece o contrário, e assim as coisas andam, de ano em ano entram e saem de moda, às vezes com estampas estilos pouco diferente, impulsionando o consumidor a jogar o produto atual fora e comprar o novo mais moderno.

Bruna Fernanda Schiavi, tenente

Nenhum comentário:

Postar um comentário